quarta-feira, 22 de maio de 2013

Serra das Andorinhas: história e beleza natural

Na região de Carajás, sudeste do Pará, o verão já deu o ar de seu calor e as pessoas já começam a pensar nas férias de julho. Ao contrário da região nordeste, onde reinam as praias de rio e de mar, na região sudeste há um predomínio de riachos, cachoeiras e igarapés com refrescantes e cristalinas águas geladas. Uma delícia!


Em quase todos os municípios da região, o visitante encontra ótimas opções de lazer com água que não para de descer banhando as pedras escondidas no meio floresta e formando piscinas naturais que fazem a festa de toda a família, a criançada adora. É a mais perfeita tradução de sombra e água fresca.

Um desses lugares paradisíacos é a Serra das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, distante cerca de 600km de Belém. O município é muito conhecido por fazer parte da história recente da política brasileira, pois foi aqui que se desenrolou a famosa Guerrilha do Araguaia, onde ocorreram confrontos entre o exército e estudantes e políticos brasileiros que lutavam contra a ditadura militar. Quase todos os moradores das vilas conhecem e contam histórias dessa época.  

O passeio pela Serra das Andorinhas é recheado de surpresas. Além da cachoeira de três quedas, que faz a festa das crianças, o visitante encontra ainda grutas, sítios arqueológicos, praias, balneários e formação rochosa. É o tipo viagem de aventura, um convite para viver experiências inesquecíveis.

Recentemente, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Marabá, visitaram a região levantando as trilhas que levam aos principais pontos turísticos, a maioria deles, escondidos na floresta. O objetivo do estudo é criar um mapa e proporcionar mais facilidade de acesso aos visitantes e fortalecer ainda mais o turismo na região.  

Se você quer combinar emoção, história e ótimos mergulhos em águas cristalinas, Serra das Andorinhas é o seu destino nas próximas férias. Isso tudo sem falar na pescaria, mas aí já é tema para outra conversa. 


 Serviço:
Tem voos diários para Marabá,(PA). Do aeroporto pegue um taxi até a rodoviária e informe-se sobre saídas de vans ou ônibus para São Geraldo do Araguaia. A dica é pernoitar no município e sair bem cedinho para aproveitar o máximo as maravilhas naturais da região. Contrate um guia no hotel. A culinária é bastante farta, mas não deixe de experimentar o tambaqui ao molho ou assado. Ah, o tempero é o barulhinho bom da cachoeira.


7 comentários:

  1. Lugar lindo demais!!
    Mesmo morando no Pará, desconhecia tamanha beleza. Realmente é uma ótima pedida para curtir as férias. =)

    Obs: Gostei muito do blog. Continue nos atualizando ...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se tem como acampar no local

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber o suporte que eles oferecem no local e se podemos acampar a noite por la. também quanto as restrições e recomendações para termos acesso ao local.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos.
    Eu conheço e recomendo.
    Quanto a acampar pode sim.

    ResponderExcluir
  5. Otimo lugar , ja visitei e indico !

    ResponderExcluir